Juazeiro/BA, 19 de setembro de 2020


Covid-19

Alunos do Instituto Federal do Maranhão visitam Feira de Orgânicos do Vale em Juazeiro

ASCOM em 21/jun/2018

Lene Radina/ ASCOM ADEAP

Cerca de 40 alunos do Instituto Federal do Maranhão – Campus Zé Doca, visitou nesta quinta-feira (21) em Juazeiro, a Feira de Orgânicos do Vale, que acontece semanalmente na Orla II do município. Recepcionados pela engenheira agrônoma da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (ADEAP) Cristiane Lima da Silva, os alunos conheceram o processo que envolve o setor de orgânicos, que engloba desde a plantação dos cultivares até a comercialização dos produtos.

De acordo com Cristiane, a feira de orgânicos tem oportunizado à população, produtos saudáveis a preço acessível e uma melhor qualidade de vida. “O objetivo do projeto é oportunizar aos produtores orgânicos da região, um local especifico para comercializar seus produtos periodicamente, assim como estimular outros agricultores a praticarem a agricultura orgânica. É um prazer receber os estudantes do instituto hoje aqui e poder compartilhar com eles o sucesso do projeto”, frisou a agrônoma.

Na ocasião, os alunos do Instituto declararam surpresa com a organização e qualidade dos produtos oferecidos na feira. “Estou encantada com esse espaço, com os produtos de qualidade e acredito que de boa aceitação, pois orgânico é sinônimo de saúde. Já tínhamos visto detalhes da produção em sala de aula, mas hoje poder vivenciar isso é um grande passo”, afirmou Antônia Penha, aluna do sexto período de tecnologia de Alimentos do IF.

Já a estudante Lucélia Costa Silva Gabriel declarou que a experiência está sendo muito gratificante. “O que aprendemos em sala de aula, hoje estamos podendo por em prática. Estou animada com a feira e os produtos oferecidos, além de observar que os preços são consideravelmente baixos. Acredito que a partir daqui, iremos pensar na possibilidade de desenvolver um projeto para implantação de uma feira na nossa região”, afirmou a estudante.

A professora de tecnologia de Alimentos Fátima Alves Teixeira da Costa, informou que o município Zé das Docas não possui produção de orgânicos, “e conhecer essa nova realidade é de grande aprendizado para os alunos”.

“O nosso curso abrange toda a parte do campo até a comercialização, achei interessante mostrar aos alunos além da teoria em sala de aula a prática, principalmente quando se trata de produtos orgânicos. Os alunos têm uma visão em relação à cultura dos produtos convencionais, mas sobre os orgânicos é uma novidade. Eles estão adorando a organização e estrutura do espaço”, destacou Fátima.

A Feira de Orgânicos do Vale é uma promoção da Prefeitura de Juazeiro, através da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (ADEAP) em parceria com a Associação Rural da Horta Comunitária João Paulo II e a Associação de Produtores Orgânicos do Vale do São Francisco (APROVASF).  A feira acontece todas as quintas das 16h às 20h, no espaço da Casa do Artesão, na Orla II em Juazeiro e conta com o apoio da Certificadora ABC Orgânicos.

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro