Juazeiro/BA, 19 de setembro de 2020


Covid-19

Alunos de escola em Maniçoba participam de palestra sobre educação ambiental e preservação do Rio São Francisco

ASCOM em 27/ago/2019

Débora Souza/SEMAUB

O setor de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (SEMAURB) realizou nesta segunda-feira (26) palestra na Escola Municipal Santa Inês, distrito de Maniçoba, sobre preservação do Rio São Francisco, mata ciliar e meio ambiente. A ação está dentro do Projeto Lápis na Mão desenvolvido pela TV São Francisco em parceira com a Prefeitura de Juazeiro.

O projeto lápis traz como tema “Vegetação solo e água: uma relação de proteção que mantém o nosso Rio” e tem como objetivo estimular nos estudantes criatividade, conhecimento, desenvolvimento da escrita, além de debater o tema no ambiente escolar. Esse ano a novidade é que os professores devem gravar em vídeo no momento da aplicação das atividades em sala de aula. Os melhores vídeos serão exibidos no dia da cerimônia de premiação.

Os temas abordados pela Educação Ambiental foram: assoreamento, processo natural e intensificado pela ação humana, cuidado com a vegetação, mata ciliar com as margens do rio, preservação do rio evitando depósito de resíduos, produtos químicos, poluição do solo, produtos químicos, resíduos em geral, plantio de árvores, cidade mais verde, temperatura mais amena.

A coordenadora pedagógica da escola, Lindarai de Souza, falou sobre a importância da parceria desse trabalho. “Esse ano precisamos fazer o trabalho de conscientização e mobilização junto aos nossos estudantes e a comunidade. Uma das nossas ações foi o trabalho com a SEMAURB pelo trabalho que realiza contribuindo com nossa proposta. Agradecemos por essa contribuição para os alunos e achamos boa a abordagem com perguntas e respostas, brincadeiras, tudo de uma forma bem dinâmica. Tenho certeza que os alunos absorveram bem essa questão.

Para a supervisora de Educação Ambiental da SEMAURB, Ítala Layanne, trabalhar a educação ambiental com o público infantil é essencial. “A Escola Santa Inês solicitou o apoio da secretaria para que trabalhássemos a conscientização ambiental, com enfoque na preservação e embasamento teórico sobre a importância da água principalmente do Rio São Francisco em nossa região. O objetivo é atrair a atenção das crianças para que participem do Projeto Lápis na Mão com uma bagagem maior de conhecimento”, explicou.

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro