Juazeiro/BA, 19 de setembro de 2020


Covid-19

Alunos das escolas municipais encerram semestre com muita animação nas festas juninas em Juazeiro

ASCOM em 19/jun/2017

Por Emanuelle Lustosa/SEDUC

 

Alunos e professores das Escolas da Rede Municipal de Ensino encerram o primeiro semestre do ano com muita alegria e animação nas comemorações das festas juninas, realizadas em todas as unidades escolares da sede e do interior, em Juazeiro.

 

Considerada uma das maiores manifestações da cultura popular nordestina, os festejos juninos transformam os municípios do Nordeste, neste período do ano, num grande arraial. Por esta razão, a festa de São João é bastante explorada no universo educacional, destacando-se como um importante objeto de estudo e conhecimento da cultura regional. As escolas de Educação Infantil (EMEIs) e Ensino Fundamental estão realizando uma programação que envolve apresentações de quadrilhas, danças, comidas típicas e muito forró, com a participação dos estudantes, professores, familiares e a comunidade. Às vésperas do São João, os alunos terão alguns dias de folga, e o recesso escolar começa nesta quarta-feira (21) e vai até o dia 05 de julho.

 

De forma inovadora, a Escola Municipal Argemiro José da Cruz, realizou no último sábado (17), o Primeiro Sarau Nordestino, na quadra de esportes da comunidade, que contou com barracas juninas de comidas típicas, receitas culinárias, artesanato, cordel, além das apresentações da dança da fita, xaxado, da quadrilha junina “Forrozeira do Vale” e outras danças típicas. Outra novidade este ano, foram as apresentações da orquestra sinfônica da escola, uma parceria com a Escola de Música D´llucas, e do Grupo P1 Rappers.

 

A Escola Educandário João XXIII também fez bonito no sábado, com várias apresentações dos alunos que participam do Programa Novo Mais Educação. “Eu gosto muito das festas juninas, principalmente das danças. Apresentamos uma quadrilha estilizada, depois de muitos ensaios com a nossa professora, que é dançarina da quadrilha Luar do Sertão, e venceu a melhor quadrilha de Juazeiro no concurso da Prefeitura. A nossa festa foi linda, teve muita dança, comidas e diversão”, contou a aluna, Ana Alice.

 

A diretora de Ensino da SEDUC, Carla Cunha participou das festividades em algumas unidades. “Quero parabenizar aos gestores, coordenadores, professores e todas equipes das escolas, pais e a comunidade que se envolvem para preparar tudo com muito carinho e capricho. Estava tudo lindo, as decorações, as comidas, os trajes, as danças e principalmente a animação”, avaliou.

 

De acordo a secretária da SEDUC, Lucinete Alves, além das atividades festivas propriamente ditas, o São João também é objeto de estudo dentro de sala de aula. “O trabalho pedagógico em torno da tradição junina é realizado pelos professores no mês de junho, com pesquisas sobre temas juninos e produção de materiais que eles aproveitam para expor no dia da festa. A parceria entre a escola, os pais e a comunidade também é muito importante para que as comemorações das festas juninas escolares, a cada ano melhore ainda mais”, finalizou Lucinete.

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro