Juazeiro/BA, 27 de setembro de 2020


Covid-19

Alunos das escolas da rede municipal ganham o ‘Prêmio MPT na Escola 2019’ em Juazeiro

ASCOM em 03/dez/2019

Por Emanuelle Lustosa/SEDUC

A Secretaria de Educação e Juventude (SEDUC), em parceria com o Ministério Público do Trabalho, realizou nesta terça-feira (03), a entrega do Prêmio MPT na Escola 2019 – ‘A Escola no Combate ao Trabalho Infantil’. A cerimônia aconteceu no auditório da SEDUC e reuniu estudantes, professores, a procuradora do Ministério Público do Trabalho (MPT) Christiane Alli Fernandes, a coordenadora do projeto Débora dos Santos e a superintendente pedagógica Cristine Hermenegildo.

“Este ano foram selecionadas 89 escolas para desenvolver o Projeto Resgate da Infância – Eixo Educação, que beneficiou 13.595 alunos da rede municipal de ensino, do 4º ao 9º ano. Hoje estão participando do evento 06 escolas e alunos finalistas que receberam os prêmios nas categorias Poesia, Conto, Música e Desenho. Houve um engajamento muito bom das equipes escolares, dos alunos, pais e das comunidades da sede e interior de Juazeiro”, informou a superintendente pedagógica da SEDUC, Cristine Hermenegildo.

“O trabalho infantil é uma coisa muito errada, nós crianças temos o direito de estudar, não podemos ficar nas ruas trabalhando. Se estudarmos, no futuro teremos mais oportunidade de trabalho. Achei muito importante esse projeto porque ajudou as crianças, os pais e a comunidade a terem mais consciência de que lugar de criança é na escola”, evidenciou a aluna Tainá da Silva, primeiro lugar na categoria Poesia, da Escola José Pereira.

O conto ‘Vida de João’, escrito pelo aluno Ítalo Araújo foi o primeiro lugar na categoria Conto. “As pessoas precisam entender que trabalho infantil é uma coisa muito séria e precisamos nos organizar para acabar com isso. Eu escrevi sobre a história de uma criança pobre, que precisou trabalhar no Ceasa de Juazeiro, porque o pai já era velho e a sua mãe estava doente e não tinham condições de trabalhar para sustentar a família”, contou o estudante vencedor da Escola José Pereira. Na categoria Desenho, o primeiro lugar ficou para a aluna Flávia de Oliveira, da Escola Haydée Fonseca.

Os alunos da Escola Santo Antônio, em Itamotinga cantaram ‘Vida de Criança’, composta por eles, vencedora do prêmio na categoria Música. “Estamos muito felizes por nossa música ter ficado em primeiro lugar. Agradeço ao professor André que nos ajudou neste projeto, e além da música conseguimos produzir um vídeo bem legal”, comemorou a aluna Maria Rute.

O professor André Mota comemorou muito o primeiro lugar da canção ‘Vida de Criança’. “Como trabalho com música pude orientar os alunos na composição da letra e arranjos. Antes realizamos momentos de reflexões sobre a importância de combater o trabalho infantil, porque lugar de criança é na escola. A equipe da Escola Santo Antônio está feliz com este prêmio”, afirmou.

A Procuradora do MPT, Christiane Alli Fernandes, disse que o Prêmio iniciou em 2008 no Ceará e devido ao êxito, foi replicado nacionalmente. “O objetivo do MPT é levar para as escolas esse debate sobre o trabalho infantil e toda problemática envolvida. Durante o projeto realizamos capacitação dos professores, que agem como multiplicadores dessas informações de acabar com os mitos sofre o trabalho infantil. Além disso, estimulamos a produção artística dos alunos para que debatam o tema e levem as informações para as famílias e a comunidade local. Percebi que houve um engajamento muito forte da Secretaria de Educação, dos professores, das equipes escolares e principalmente dos estudantes. Quero parabenizar a Prefeitura de Juazeiro pelo trabalho desenvolvido nas escolas”, finalizou a procuradora.

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro