Juazeiro/BA, 27 de novembro de 2020


Covid-19

Alunos da rede municipal de ensino recebem oficina de educação ambiental do Parque Fluvial

ASCOM em 01/nov/2018

Por Gardennia Garibalde/SEDUR

Em continuidade ao cronograma de ações da Meta 1 – Educação Ambiental da obra de construção do Parque Fluvial os alunos de 6º e 7º ano do Colégio Municipal Paulo VI participaram nesta quinta-feira (1º) no auditório do colégio, da oficina ‘Rio São Francisco, resíduos sólidos, saneamento, cidade educadora’.

A oficina realizada pela empresa Progesol, contratada pela Prefeitura de Juazeiro através de processo licitatório para desenvolver as atividades da Meta 1, contou com a participação do secretário de Obras e Desenvolvimento Urbano (SEDUR) Hemerson Guimarães, do engenheiro civil responsável pela obra Lucas Souza, que apresentou para os alunos todo o projeto e da equipe de educação ambiental da Secretaria de Ordenamento Urbano e Meio Ambiente (SEMAURB), que esteve representada pelo pedagogo Ademir Fernandes e a gerente de licenciamento ambiental Josefa Galdino que abordou temas voltados sobre a visão da bacia do São Francisco e seu afluentes.

“Falamos aos estudantes sobre a importância do Rio e seus afluentes, do Parque Fluvial para a população, as melhorias que ele promove na relação da população com o Rio, ajudando no desenvolvimento do papel de cada um em cuidar do Rio e do Parque. Passamos para eles que sustentabilidade começa em nós para depois ser desenvolvida com o patrimônio”, destaca o pedagogo.

Para a gestora do Colégio, Francisca Oliveira, a oficina chega à unidade escolar em boa hora. “Já desenvolvemos projetos voltados para as questões ambientais com os alunos, inclusive com algumas parcerias externas e a conscientização quando trabalhada desde a idade mínima ela surte maior efeito. Sabemos da necessidade e importância de desenvolver em nossas crianças o sentimento de pertencimento com o rio, com a nossa cidade e agora com esse belo equipamento que está sendo construído que é o Parque Fluvial. Estamos aqui para somar e ser parceiros no que for melhor para Juazeiro e para a educação”, destaca a gestora.

O estudante Cauã Gomes, considerou a iniciativa da educação ambiental muito positiva e esclarecedora. “Gostei muito da oficina e conheci muitas coisas sobre o Parque que não sabia. Acredito que todas as escolas deveriam receber a oficina para que todos tenham conhecimento desse importante equipamento que nossa cidade está recebendo e nós precisamos cuidar dele”, relatou o aluno.

O gestor da SEDUR Hemerson Guimarães observa que neste dia 1º de novembro faz exatamente um ano que as obras do Parque foram iniciadas. “Um ano de obras em andamento, 48% da estrutura concluída, tudo dentro do cronograma programado, e com o andamento da educação ambiental em paralelo que é o mais importante. Estamos trabalhando para cumprir o prazo da obra e entregar mais uma grande obra para a população juazeirense”, destacou.

Parque Fluvial – O projeto executado pela Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano (SEDUR) é fruto de uma parceria do Fundo Nacional de Meio Ambiente (FNMA) do Ministério do Meio Ambiente e do Fundo Socioambiental da Caixa Econômica Federal (CEF), e conta com ainda força tarefa que envolve várias secretarias municipais: SEDUC, SAAE, SESP, SEDIS, SEMAURB e SECULTE.

A intervenção iniciada em novembro de 2017 até o momento já executou a implantação de academias da saúde, parques infantis, 98% da extensão da pista de Cooper, ciclovia em toda a extensão do parque, recuperação do campo de esportes, das quadras poliesportivas e de areia. Já iniciou o reaproveitamento da cobertura do espaço onde estão localizados os bares do M para a criação de um terminal hidroviário e executou todo o piso em intertravado da área, bem como a pintura do teto.

Atualmente está trabalhando na implantação da rampa de acessibilidade que dá acesso ao Terminal Hidroviário e construção da pista de skate. Ainda vai executar estruturação e ordenamento do mirante e criação de um atracadouro náutico. As barracas que ficavam próximas à Marinha já foram retiradas da margem do rio por questões ambientais e serão ordenadas e padronizadas na área da calçada que será ampliada.

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro