Juazeiro/BA, 26 de novembro de 2020


Covid-19

Alunos da rede municipal de ensino participam do simulado SAEB em Juazeiro

ASCOM em 08/out/2019

Por Emanuelle Lustosa/SEDUC

A Secretaria de Educação e Juventude – SEDUC iniciou, nas escolas da rede municipal de ensino de Juazeiro, a aplicação do simulado da prova do SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica), que tem como objetivo preparar os alunos dos 5º e 9º anos do Ensino Fundamental para o exame nacional, que será aplicado no período de 21 a 24 de outubro, pelo Ministério da Educação (MEC), em Juazeiro.

Segundo a secretária de Educação e Juventude – SEDUC, Lucinete Alves, o objetivo dos simulados é propor melhoria à proficiência do aluno do ensino fundamental, trabalhando a língua portuguesa e a matemática, que são base para todas as outras disciplinas. “Em 10 anos, com muito trabalho e compromisso com a Educação de Juazeiro, o Governo Municipal conseguiu dobrar a nota do IDEB de 2.7 para 5.4, e este ano estamos todos juntos, alunos, professores, coordenadores pedagógicos, gestores e a equipe da secretaria, na busca do IDEB 6.0. Estamos otimistas e confiantes e no caminho certo”, afirmou a secretária.

Os alunos dos 5º anos da Escola José Padilha, no bairro Alto do Cruzeiro fizeram o simulado e gostaram da avaliação. “É muito bom porque a gente aprende como marcar o gabarito, treina também o tempo que temos para responder cada questão, além de revisar os assuntos que vão cair na prova. Eu estou estudando mais em casa para tirar uma boa nota”, contou a aluna, Tauane Sampaio.

A coordenadora pedagógica, Carla Cunha, informou que o simulado está sendo aplicado para 55 alunos do 5º ano da José Padilha. “Estamos aplicando a prova escrita ou online, caso a escola possua laboratório de informática. A avaliação contém questões de múltipla escolha de Língua Portuguesa e de Matemática e tem duração de 2h. Além da prova os alunos, responderam um questionário socioeconômico. O objetivo é avaliar a aprendizagem do aluno, o tempo para responder cada questão, preencher o gabarito e a concentração, que fundamental na hora da prova”, evidenciou a coordenadora.

Após a realização do simulado, as escolas receberão um relatório demonstrativo com seus resultados, contendo a média por alunos, turma, escola, questões/descritores e disciplinas e farão uma análise dos dados. A partir daí o coordenador pedagógico buscará junto ao professor, novas estratégias para melhoria da aprendizagem dos alunos.

Este ano, a SEDUC lançou a campanha ‘Todos pelo IDEB 6.0’, que fortaleceu as ações junto às escolas da rede municipal, para uma melhor preparação dos alunos que vão realizar a prova do SAEB no final deste mês, e também adquiriu livros didáticos para professores e alunos que trabalharam os conteúdos da prova. “Essa prova é uma oportunidade de avaliarmos o aprendizado do aluno, momento de diagnosticar os pontos positivos e os que devem melhorar na educação do nosso município. O resultado serve como ponto de partida para um planejamento estratégico, para melhorar ainda mais a Educação de Juazeiro, que tem sido destaque na Bahia e no Brasil”, finalizou a superintendente pedagógica, Cristine Hermenegildo.

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro