Juazeiro/BA, 22 de setembro de 2020


Covid-19

‘Alfabetização em Foco’ realiza formação de educadores da Rede Municipal de Juazeiro

ASCOM em 03/abr/2017

Por Emanuelle Lustosa/SEDUC

Dentro do projeto ‘Alfabetização em Foco’, a Secretaria de Educação e Juventude – SEDUC, em parceria com Aprender Editora, realizou nos dias 30 de março e 1º abril, a primeira formação continuada para coordenadores pedagógicos e professores alfabetizadores da Rede Municipal de Ensino de Juazeiro.

Cerca de 200 professores do 1º e 2º ano do ensino fundamental, e 80 coordenadores participaram da formação, com carga horária de 8h, nas escolas Ludgero de Souza Costa e a de Formação de Professores – EFEJ, respectivamente.

De acordo com a supervisora pedagógica da editora, Daniela Macambira, além de apresentar a coletânea ‘Novo Lendo Você Fica Sabendo’, que será trabalhada em sala de aula, foi realizado dois dias de formação. “Um dos diferenciais do material é inserir o aluno no contexto escolar no mundo de letramento da alfabetização, a partir de questões sociais. Temos certeza que este trabalho com a SEDUC trará resultados significativos para a Educação de Juazeiro”, afirmou Daniela.

A coletânea ‘Novo Lendo Você Fica Sabendo’, do 1º e 2º ano do ensino fundamental, conta com livros didáticos para os alunos, caderno de atividades, CD’s, livro para família, cartilhas ilustrativas e material de apoio ao professor.

“A partir dessa primeira formação já pude perceber que vai ajudar bastante na alfabetização dos alunos”, afirmou a professora Silvana Soares, da Escola Carmem Costa. O professor Luciano Santos, da Escola Caic disse que a formação foi bastante positiva. “Este material está trazendo coisas novas e interessantes, a exemplo do Livro da Família, que vai contribuir para que haja uma interação maior com a escola. Os pais precisam acompanhar mais o dia a dia da criança na escola e com esse material, não tenho dúvida que vamos conseguir bons resultados”.

A secretária da SEDUC, Lucinete Alves acompanhou a formação dos educadores e evidenciou que o objetivo da aquisição desse material é ter todas as crianças alfabetizadas já no segundo ano do ensino fundamental. “Essa primeira formação vai contribuir para melhorar ainda mais os padrões de alfabetização de nossa Rede, através de materiais didáticos de alta qualidade, associados a programas de formação continuada. No total serão cinco encontros anuais onde esse material vai ser estudado, para que o professor possa fortalecer a prática pedagógica a ser desenvolvida na sala de aula, com o acompanhamento da SEDUC e da equipe da editora”, finalizou Lucinete.

Durante a formação a equipe distribui a primeira edição do boletim informativo da Aprender Editora, ‘Transformar – Escola e Família: Juntos para a aprendizagem dos alunos’, que tem como objetivo colaborar com o conhecimento e contribuir com reflexões críticas na aprendizagem dos alunos, visando fortalecer a parceria entre a família e a as escola e o papel que cada um desenvolve. A formação foi ministrada pela autora da coleção, Daniela Macambira e as coordenadoras pedagógicas, Gilvanira Freitas e Marilene Lima da editora.

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro