Juazeiro/BA, 23 de outubro de 2020


Covid-19

Agentes Saúde participam de capacitação sobre primeiros socorros básicos em Juazeiro

ASCOM em 18/jun/2019

Débora Sousa/SESAU

Nesta terça-feira (18) os Agentes Comunitários de Saúde, participaram da 1ª turma de capacitação Primeiros Socorros Básicos,  idealizada pela Superintendência de Gestão de Pessoas, através da Gerência de Educação Permanente da Secretaria Municipal da Saúde em parceira com a Escola de Gestão de Pessoas de Juazeiro (EGESP) e a Escola de Formação Técnica de Saúde Drª Valquiria Saturnino. A capacitação terá quatro turmas com participação de todos os ACS e, na primeira contou com mais de 80 profissionais.

Os participantes tiveram aula teórica no auditório da SEDUC aulas práticas no Centro Educacional Técnico. Foram abordados os cuidados com higienização do profissional, da vítima, isolamento de ferimento, manobras de respiração e como proceder em situações que necessitem realizar os primeiros socorros para salvamento.

O Agente Comunitário de Saúde, João Carlos Dantas Ferreira ficou satisfeito com o que aprendeu. “É importante nos atualizar e capacitar aos primeiros socorros em algumas situações que acontecem nas nossas áreas. Isso nos traz conhecimento, contribui muito com o nosso trabalho, nos deixa mais preparados para servir à nossa comunidade”, pontuou.

Para Dalinda Leite, coordenadora que atua na direção da Escola Técnica de Saúde Valquiria Saturnino, “essa é uma parceria que realmente nos motiva devido à contribuição da escola com seus conhecimentos técnicos para que esses profissionais de saúde se habilitem para atuar em uma visita domiciliar, na comunidade ou até em seu domicílio. É importante saberem como identificar os sinais vitais, identificar como conter uma hemorragia e isso enquanto é chegado o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência que é o serviço que deve ser acionado em qualquer caso de urgência ou emergência. Os primeiros socorros básicos são essenciais para conter a vítima, garantir e assegurar os sinais vitais”, acrescentou.

Segundo a coordenadora pedagógica da EGESP, Djeane Mendes, todos os cursos oferecidos aos servidores “são certificados pela Escola de Gestão Pública de Juazeiro que está sempre atenta às demandas dos nossos servidores e da comunidade. Buscamos oferecer cursos, oficinas e capacitações que contribuam para a formação dos servidores e para melhorar os serviços oferecidos à população do município”, explica.

Para a superintendente de Gestão de Pessoas da Secretaria da Saúde, Lorena Pesqueira, o cuidado com o profissional é essencial para o bom desenvolvimento  no ambiente de trabalho e também na vida pessoal. “As gerências de Educação Permanente e de Humanização estão sempre atentas às necessidades dos nossos profissionais e têm um cronograma de atividades e capacitações com finalidade de aperfeiçoar e qualificar os profissionais da rede pública municipal da saúde. A capacitação de hoje é uma necessidade sentida pela equipe e que foi atendida em parceria com a EGESP e a Escola Técnica de Saúde, vamos contemplar todos os Agentes Comunitários de Saúde”, finalizou.

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro