Juazeiro/BA, 19 de setembro de 2020


Covid-19

Agentes municipais participam de capacitação para atuar na Sala do Empreendedor de Juazeiro

ASCOM em 06/jul/2017

Lene Radina/ ASCOM ADEAP

A prefeitura de Juazeiro, através das secretarias de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (ADEAP), de Saúde (SESAU), de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (SEMAURB) e da Fazenda (SEFAZ), em parceria com o Sebrae, Juceb e Aciaj, finalizaram nesta quinta-feira (6), no auditório do Sebrae em Juazeiro, a primeira etapa da capacitação dos agentes municipais que irão atuar na Sala do Empreendedor de Juazeiro.

A Sala do Empreendedor que será inaugurada este mês dentro da programação de aniversário da cidade, irá funcionar na atual sede da ACIAJ e terá como objetivo o incentivo à legalidade de negócios informais que se enquadrem nos requisitos estabelecidos pela Lei Complementar 123/06, também conhecida como Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, facilitando a abertura de novas empresas com regularizaçãop das atividades informais e oferecendo serviços aos Microempreendedores Individuais (MEI).

De acordo com o gerente regional do Sebrae de Juazeiro, Carlos Cointeiro, a sala é um local onde reúne uma série de serviços municipais voltados para o micro e pequeno empresário e para aquele que também deseja abrir seu próprio negócio. Lá serão concentradas todas as informações e orientações de como proceder, de que forma precisa tratar as questões legais, para que o empreendedor tenha de forma rápida, precisa e assertiva, informações necessárias para que ele implante e coloque de fato a ideia do seu negócio em prática.

“O espaço obriga um ajuste do fluxo dos processos de viabilidade dentro do município, fazendo com que as secretarias envolvidas tenham uma interação muito forte para dar andamento a todos os processos que vão desde a entrada na junta comercial, até a inclusão da documentação na rede simples onde o município dará seus pareceres e suas liberações”, destacou Cointeiro.

A superintendente de Vigilância e Saúde da SESAU, Tatiana Malta, informou que “a vigilância sanitária irá atuar em consonância com os diversos serviços que estarão presentes na orientação do empreendedor, informando quais os documentos necessários e facilitando esse diálogo”, explicou.

À SEMAURB caberá “emitir o licenciamento ambiental e de funcionamento para os novos empreendedores, uma vez que a união dos órgãos unificará os trabalhos”, informou o superintendente de gestão da Informação da SEMAURB, Alexis Flávio. Já a SEFAZ ficará responsável pelas certidões municipais, consultas de débitos tributários, guias de recolhimento, negociação de débitos e nota fiscal eletrônica.

Para a titular da ADEAP, Maraiza Carvalho, a implantação da Sala demonstra que a gestão está preocupada com o crescimento da cidade. “Quanto maior o número de empreendimentos implantados aqui, mais circulação financeira e geração de emprego. Juazeiro há um bom tempo está entre os dez municípios que mais gera empregos com carteira assinada no Brasil e isso só vem corroborar a preocupação que a gestão tem com o crescimento da nossa cidade”, frisou.

A sala do Empreendedor irá reunir diversos serviços que compõe o processo de abertura de micro, pequenas e empresas de médio porte, atendimento aos empresários que tendem a investir em Juazeiro, gerando tributos para o município que serão investidos no desenvolvimento econômico, movimentando assim a receita da cidade.

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro