Juazeiro/BA, 19 de setembro de 2020


Covid-19

Agentes Comunitários de Saúde iniciam capacitação para o uso do cadastro eletrônico em Juazeiro

ASCOM em 20/mar/2018

Débora Sousa/ SESAU

Com o objetivo de melhorar ainda mais os serviços na área da saúde, a Secretaria da Saúde iniciou nesta segunda-feira (19) e segue até dia 27 de março, a capacitação dos Agentes Comunitários de Saúde através do sistema de cadastro eletrônico em Juazeiro.

Cerca de 420 ACS’s irão trabalhar a partir de abril com uma nova ferramenta de trabalho, onde haverá a substituição das fichas manuscritas pelo prontuário eletrônico, todos os agentes irão receber um tablet e neste, serão armazenados todas as informações dos moradores, desde a sede até os distritos.

Os Agentes Comunitários de Saúde são os profissionais responsáveis pelo acompanhamento diário dos usuários do Sistema Único de Saúde.  Durante todo o dia de treinamento, os agentes presentes receberam da empresa Horizon um tablet com o sistema implantado para a primeira habilitação, o conhecimento da nova ferramenta de trabalho e como será o passo a passo para a realização dos cadastros.

A agente do projeto Mandacaru I, Miranilce Dos Santos, falou do novo companheiro de trabalho. “Tudo é novidade, vim aqui para aprender a usar, não sou muito ligada à tecnologia e essas modernidades, cheguei pensando que era algo bem difícil, mas estou vendo que não é, com um pouco de treinamento vamos aprender e com certeza vai melhorar e muito nosso trabalho, todas as informações vão ficar armazenadas nele e no sistema da secretaria de saúde, com certeza é um avanço para nós”, pontuou.

Já bem desenrolado com as informações estava o ACS’s do Distrito de Abóbora, Claudio Silva de Sousa. “É muito fácil manusear, não tem erro, com certeza é uma facilidade para o nosso trabalho, através desse aparelho a secretaria terá conhecimento de todas as informações sobre cada área que cobrimos e acredito ser um grande avanço para melhorar o nosso serviço e de toda a população”, explicou.

A Coordenadora de Implantação de Projetos, Adriana Leite iniciou o treinamento com a primeira turma de ACS’s, explicando como entrar no sistema, realizar o cadastro dos imóveis e das famílias. “O uso do tablet trará mais rapidez no serviço, não só para o agente de saúde, mas também para toda a rede. O equipamento trás um relatório onde será possível realizar o preenchimento de alguma enfermidade que o morador dispõe e será possível saber quantos enfermos têm dentro da micro área”, disse, destacando que a era da informação “chegou para aprimorar e qualificar ainda mais os serviços prestados pelos Agentes Comunitários de Saúde de Juazeiro”.

A capacitação dos profissionais acontece em dois turnos, sempre com turmas de diferentes áreas da cidade para que não haja prejuízo nos atendimentos à comunidade durante os dias de aperfeiçoamentos. Ao final dos treinamentos todos os Agentes Comunitários de Saúde receberão um tablet para que possam aperfeiçoar suas atividades.

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro