Juazeiro/BA, 02 de dezembro de 2020


Covid-19

Agentes Comunitários de Saúde de Juazeiro participam de oficina sobre saúde mental

ASCOM em 21/jan/2020

Débora Sousa/SESAU

Com o tema ‘Precisamos falar sobre a saúde mental’, os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) de Juazeiro participaram nesta terça-feira (21), de palestra e oficina oferecidas pelas equipes da Educação Permanente, Núcleo de Educação e Prevenção a Saúde (NEPS) e Secretaria de Gestão de Pessoas (SEGESP).

As atividades do ‘Janeiro Branco’ têm como principal finalidade falar sobre a importância da saúde mental, do cuidado consigo mesmo, da busca por ajuda quando necessário e a importância da união, seja no ambiente de trabalho, em casa ou no convívio em sociedade. Para Joana Madalena, ACS no posto de saúde do Dom José Rodrigues “a atividade foi maravilhosa e espero que tenha mais encontros com este nível, pois auxilia muito em nosso trabalho”, pontuou.

Outra ACS que se identificou e agradeceu pelo momento foi Valderli Gomes de Sá, atuante no posto da Codevasf. “A palestra foi de grande aprendizado, uma troca de experiência importante para minha atividade”, expressou.  Ricardo da Cruz Martins, que trabalha no Dom Thomaz explica a necessidade de momentos como este. “O treinamento de hoje foi de suma importância para nosso convívio diário e articulação com nosso trabalho”, acrescentou.

A palestra e oficina foram ministradas por Karintia Abrandes e Rafael Alves, psicólogos do Núcleo de Segurança e Saúde do Trabalhador (NUSSAT), da Secretaria de Gestão de Pessoas de Juazeiro (SEGESP). “Nessa oficina os agentes de saúde puderam ter um momento para expor sentimentos e refletir sobre sua própria saúde mental e como estão se cuidando. É importante que possamos disponibilizar momentos como este para os profissionais para que eles sejam cuidados e consequentemente possam cuidar do outro”, descreveu Karinte Abrandes.

De acordo com a superintendente de Gestão de Pessoas, Carla Lorena Pesqueira, esse é a primeira de muitas outras ações permanentes para trabalhar com a saúde mental não apenas no Janeiro Branco. “Nossa proposta é integrar para que a rede municipal possa promover a atenção, o fortalecimento e o cuidado necessário. Queremos provar que somos iguais e precisamos cuidar da nossa saúde com dignidade, respeito e sem preconceito. Nossos profissionais estão em contato direto com os munícipes e além de cuidar do próximo, este servidor também precisa de cuidado e, é isso que estamos promovendo sempre no começo ano”, disse.

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro