Juazeiro/BA, 27 de setembro de 2020


Covid-19

Diretora da ADEAP participa de oficina sobre Serviço de Inspeção Municipal (SIM) em Salvador

ASCOM em 22/mar/2019

Lene Radina/ ADEAP

A diretora de Inspeção Municipal e médica veterinária da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (ADEAP) de Juazeiro, Sheina Campos participou nesta quinta-feira (21), no auditório da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), em Salvador, de uma oficina de requisitos básicos para o funcionamento de pequenos abatedouros.

A iniciativa faz parte da Formação do Sistema de Inspeção Municipal (FormaSim), uma estratégia da CAR, para fomentar a implantação do Serviço de Inspeção nos municípios do estado da Bahia por intermédio de consórcios  públicos.

O diretor-presidente da CAR, Wilson Dias, apresentou as estratégias do Governo do Estado que estão sendo executadas por meio da CAR, a exemplo do SisSIM, Portal SIM, Forma SIM, ferramentas que possibilitam o acesso dos consórcios e prefeituras municipais a perfis agroindustriais de pequeno porte, além de materiais de divulgação e de formação para a implantação e fortalecimento do SIM.

A veterinária e coordenadora de projetos do Consórcio Público Bacia do Jacuípe, Léia Ribeiro, observou que a oficina permite ouvir outras esferas, de outros órgãos  de governo, a respeito  dessa reformulação  e construção do serviço de inspeção: “O SIM tem manifestado a necessidade dos municípios estarem  legalizando uma atividade  que já é feita há muito tempo e agora tem ganhado força através de todos os municípios  consorciados e não consorciados,  no sentido de impulsionar  o desenvolvimento da atividade por meio da formalização dessas agroindústrias”, disse.

O evento contou com as seguintes palestras: Estruturação do SIM, visando a adesão ao SISBI, Serviço de Inspeção: Gestão e Desafios na Implementação, Aspectos técnicos e legais do abate de aves, além de um Nivelamento Técnico e Operacional com as equipes de SIM, do Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Território do Sisal (Consisal).

Para a médica veterinária e diretora de Inspeção da ADEAP, Sheina Campos, o encontro foi muito produtivo. “Hoje pudemos esclarecer dúvidas, trocar experiências e adquirir informações precisas e importantes sobre o Serviço de Inspeção Municipal. A prefeitura de Juazeiro, através da agência deu um grande passo implantando o tão esperado Selo de Inspeção Municipal, possibilitando assim, a valorização dos pequenos e médios empreendedores locais, através da legalização dos seus produtos”, observou.

Estiveram presentes representantes da sociedade civil organizada, consórcios públicos, prefeituras, universidades, da Assembleia Legislativa  e do Governo do Estado.

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro