Juazeiro/BA, 29 de setembro de 2020


Covid-19

ADEAP participa da elaboração do Plano de Investimento do Pró-Semiárido no distrito de Itamotinga

ASCOM em 02/dez/2019

Lene Radina/Ascom ADEAP

A Secretária de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária Elayne Borges, e equipe técnica da ADEAP participaram no último sábado (30), na comunidade de Cacimba do Silva, distrito de Itamotinga, da elaboração do Plano de Investimento que integra o Programa Pró-Semiárido, uma realização do Governo do Estado junto com o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), através da CAR e apoio das prefeituras dos municípios do Território Sertão do São Francisco.

O Plano de Investimento consiste na elaboração de um projeto econômico realizado pela equipe técnica do Pró-Semiárido, juntamente com membros das comunidades contempladas, o qual tem como base os grupos de interesse do setor da caprinovinocultura, avicultura e quintais produtivos. “Resultando na alocação de recursos viabilizando a produção de alimentos saudáveis e acesso aos diversos mercados, garantido assim, a autonomia das mulheres e emancipação da juventude e o apoio às organizações rurais, comunitárias e econômicas”, explicou o engenheiro agrônomo da ADEAP, Tiago Gomes.

Na ocasião, a comunidade pontuou as demandas, potencialidades e anseios referentes à caprinovinocultura, avicultura e quintais produtivos. O presidente da Cooperativa dos Empreendedores Rurais de Cacimba de Silva e Região (COOPERCAR), Adailton Almeida Alves, declarou satisfação em participar da elaboração do plano. “Estamos empolgados com o andamento do projeto, acredito que a nossa comunidade irá ganhar muito com o investimento nos principais setores aqui trabalhados. Quero parabenizar a todos os envolvidos”, disse.

Cada município pertencente ao Território Sertão do São Francisco possui territórios rurais, contemplados com o programa. Em Juazeiro o território rural denominado ‘Novo Sertão’ é composto por comunidades do distrito de Itamotinga, que receberão recursos para o desenvolvimento de atividades.

De acordo com a secretária Elayne Borges as ações do Pró-Semiárido são de fundamental importância para o desenvolvimento das comunidades rurais de Juazeiro. “A prefeitura através da ADEAP tem realizado ações visando à melhoria do homem do campo e essa parceria com o governo do estado fortalece ainda mais o produtor”, afirmou.

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro