Juazeiro/BA, 23 de setembro de 2020


Covid-19

Ações do Janeiro Branco são levadas ao posto de saúde do bairro João XXIII

ASCOM em 22/jan/2020

Débora Sousa/SESAU

A equipe de Educação Permanente e o Núcleo de Educação e Prevenção à Saúde (NEPS) da Secretaria Municipal da Saúde realizaram nesta quarta-feira (22), no posto de saúde do bairro João XXIII, uma manhã de acolhimento e palestra com o tema ‘Precisamos falar sobre a saúde mental’. As ações desenvolvidas durante este mês estão direcionados ao Janeiro Branco, mês de cuidados com a saúde mental de usuários e profissionais do SUS em Juazeiro.

A equipe apresentou uma peça teatral retratando a importância do aconchego, conselho, a busca de ajuda com profissionais, bem como de cuidar da saúde da mente tanto quanto a do corpo. Para o aposentado Gutenberg de Carvalho Silva foi novidade o evento na unidade de saúde. “Nunca cheguei ao posto de saúde e vi uma movimentação como esta. Para mim foi uma satisfação participar de um evento como este, a equipe está de parabéns em trabalhar a saúde da mente”, expressou.

Moradora do bairro da Penha, Marineide Alves dos Santos também descreve a satisfação em participar da palestra sobre saúde mental. “Participei da palestra e da apresentação, achei muito importante e gostei muito. É um incentivo para trabalhar a mente das pessoas, espero que continue, pois esse trabalho é fundamental para nos ajudar no dia a dia”, concluiu.

Fernanda Dantas, enfermeira e gerente da unidade, descreve o significado da temática para os profissionais do posto de saúde. “Foi um momento ímpar para todos os profissionais, bem como tem sido para os demais colegas da secretaria. Falar sobre saúde é mental é de extrema importância para todos nós, eu estou muito satisfeita e toda a equipe de saúde da família, bem como os moradores dos bairros adjacentes que prestigiaram a ação saíram mais revigorados”, completou.

Para a gerente de Educação Permanente, Clenilda Ananias é preciso falar sobre saúde mental para que as pessoas entendam a necessidade e a importância do cuidado com a mente “trabalhamos através do lúdico, situações hipotéticas e reações possíveis e adversas. O que estamos fazendo é levar até os nossos profissionais e usuários a importância de se cuidar, em especial o cuidado com a mente. Precisamos aprender a cuidar mais um do outro, enxergar no próximo as necessidades e ver como ajudar. Trabalhar a saúde mental deve ser um dever diário, estamos fazendo isso no dia a dia e esperamos que essa semente seja plantada e proporcione bons frutos”, acrescentou.

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro