Juazeiro/BA, 30 de outubro de 2020


Covid-19

Ações da SEMAURB conscientizam os juazeirenses sobre os cuidados com o Rio São Francisco

ASCOM em 23/mar/2018

Irislane Pacheco/SEMAURB

Neste dia 22 de março em que é comemorado mundialmente o Dia da Água, em Juazeiro, a Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (SEMAURB) vem realizando ações em prol do Rio São Francisco.

Com a implantação do Parque Fluvial, intervenção que tem como objetivo promover a revitalização física e paisagística de toda área considerada como degradada da orla fluvial juazeirense, a SEMAURB vem ordenando as atividades econômicas nas margens do Rio São Francisco. A única atividade permitida nas margens do Velho Chico são os caiaques. A lavagem de carros na orla foi extinta, pois os resíduos dessa atividade iam diretamente para o Rio.

Desde o ano passado, o setor de Meio Ambiente vem realizando palestras educativas em escolas municipais e sendo parceira em Feira de Ciências. A equipe também realizou uma ação educativa às margens do Rio São Francisco na etapa de Maratonas Aquáticas da Bahia, realizada em setembro de 2017. Foram entregues panfletos e distribuição de mudas nativas do bioma caatinga.

No dia 04 de outubro do ano passado, data em que é comemorado o Dia do Rio São Francisco, a equipe de Meio Ambiente foi parceira no evento ‘Um grito de alerta’ sobre a situação do Velho Chico devido à ausência de chuvas em Juazeiro e Petrolina.

O secretário da SEMAURB, Agenor Souza, destaca a importância de preservar o Rio São Francisco. “O Velho Chico é nossa fonte mais preciosa. Nossa fonte de trabalho, de lazer, de vida. Nossa gestão tem realizado ações como retirar os esgotos que caiam diretamente no Rio, plantar mudas nativas para evitar o assoreamento, e agora a revitalização com o projeto Parque Fluvial, mas a participação de todos é fundamental para preservamos nosso Rio”, destacou Agenor.

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro