Juazeiro/BA, 30 de setembro de 2020


Covid-19

Ações da Semana Municipal da Amamentação movimenta posto de saúde do João Paulo II

ASCOM em 06/ago/2019

Priscila Guedes/ SESAU

O sexto dia de atividades da Semana Municipal da Amamentação, realizada pela Prefeitura de Juazeiro através da Secretaria de Saúde/SESAU, foi recheado de atividades para as gestantes e mães com filhos. As ações aconteceram durante toda a manhã na Unidade Básica de Saúde/UBS do bairro João Paulo II.

Os pais também participaram das comemorações e foram com as companheiras tirar dúvidas sobre o processo de amamentação. Para a dona de casa Maria Santos, que trouxe o marido, amamentar é um ato divino. “Ele veio para aprender junto comigo. Eu adoro amamentar, acho a coisa mais linda e ele também. Se Deus nos dá a vida é para que a gente amamente quem nasce de nós”, ressalta.

Uma das facilitadoras, a médica da UBS do João Paulo II, Vanessa Gonçalves, falou da importância em receber o apoio, tanto da unidade de saúde quanto da família em casa. “Amamentar não é tão fácil como parece. Queremos passar informações para que elas se sintam estimuladas a amamentar os filhos, saibam os benefícios e não desistam diante das dificuldades que podem acontecer nesse processo de amamentação”, explica.

Para a psicóloga Lorena Pesqueira, que apresentou os aspectos emocionais desta fase, esse trabalho é uma estratégia de mobilização social, que contribui para conscientizar população e profissionais de saúde sobre a importância do aleitamento materno para a saúde da mãe e do bebê. “O principal objetivo é fortalecer a rede que Atenção à Saúde para essa comunidade que precisa ser assistida, mediante a importância da amamentação e do fortalecimento dos profissionais de saúde. Eles precisam estar se informando a cada dia com as novidades que aparecem, com as experiências, com as questões e aspectos emocionais envolvidos no processo de amamentação”

Dentro da programação, as mães puderam tirar dúvidas sobre benefícios da amamentação para os dentes da criança com o dentista da Univasf, Rodrigo Sodré e ainda receber orientações com a enfermeira Vanícia Souza. As palestras e oficinas também são um momento de troca com outras mulheres que estão na mesma fase da vida.

A dona de casa Suzineide Silva, mãe de primeira viagem, está se acostumando com a rotina da filha e ficou encantada com o que aprendeu. “Acho muito importante essas informações, porque escutamos de todo mundo como fazer, mas quando é um profissional que passa, sabemos que é o certo”, afirmou.

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro