Juazeiro/BA, 21 de setembro de 2020


Covid-19

Ações da Semana do Bebê capacitam profissionais da Saúde e Educação em Juazeiro

ASCOM em 15/maio/2018

Débora Sousa/ SESAU

Os eventos da VIII Semana do Bebê desta terça-feira (15) envolveram as áreas de saúde, educação e social com ações nas diversas unidades de prestações de serviços do município. O é proporcionar reflexão e avaliação das condições dos serviços oferecidos pelas três pastas à primeira infância.

As atividades deste segundo dia estiveram voltadas ao conhecimento e capacitação dos profissionais e também dos pais e responsáveis pelas crianças da primeira infância. No auditório da SEDUC profissionais da rede municipal de ensino e professores da UNIVASF e da UPE participaram de uma mesa redonda com o tema ‘Os aspectos socioemocionais e o uso das tecnologias na primeira infância’.

O professor Marcelo Ribeiro, coordenador do curso ‘Educação, Contemporaneidade e Novas Tecnologias’ foi um dos palestrantes e falou sobre a importância do encontro. “As novas tecnologias precisam estar presentes no contexto escolar de uma maneira cuidadosa de modo que os professores identifiquem como linguagens contemporâneas, fazendo provocações e mediações necessárias na relação com as crianças, preparando-as para o mundo que têm uma influência muito grande das culturas digitais”, apontou.

As palestras e debates também aconteceram nos CRAS do Tabuleiro e do João Paulo II e, as atividades dos CRAS foram para as EMEIs Maria Suelly Medrado Araújo e Amélia Duarte. Durante os dois turnos pais e filhos participaram de roda de conversa sobre saúde e educação na primeira infância unindo teoria e prática com os cuidados no planejamento familiar.

“Trabalhamos o tema: Garantias de Direitos na Primeira Infância, sob a ótica da Assistência Social, Educação e Saúde  com os profissionais da nossa Rede Territorial, proporcionando as famílias e crianças das creches Antônio Guilhermino e Amélia Duarte um bate papo descontraído sob as garantias e direitos na primeira infância. Recebemos a visita de alunas do curso de pedagogia da UNEB que trouxeram a brinquedoteca e os brinquedos da Uneb baby, além da presença de profissionais da saúde palestrando para os pais e profissionais da EMEI”,  pontuou a coordenadora do CRAS do João Paulo II,  Maria Izelda Almeida.

À tarde, profissionais da rede municipal de saúde participaram de um treinamento no auditório a Câmara de Vereadores sobre puericultura – área da pediatria que acompanha o crescimento, o desenvolvimento físico e motor, a linguagem, a afetividade e a aprendizagem cognitiva da criança.

“O objetivo é capacitar nossa equipe de saúde da família com um tema extremamente importante com acompanhamento do crescimento das crianças, os cuidados até a adolescência, como reconhecer as crianças que tem déficit de crescimento. Ainda foram abordados serviços de urgência e emergência voltados para a atenção básica”, concluiu o Assessor Técnico da SESAU Álvaro Pacheco.

Nesta quarta-feira (16), as atividades acontecerão no período da manhã, na maternidade com palestra sobre alimentação saudável e atividades educativas voltadas à amamentação. As Unidades Básicas de Saúde estarão realizando ações nas unidades voltadas à temática da Semana do Bebê. À tarde o CRAS da Malhada da Areia realiza uma roda de conversa com teatro e dinâmica de grupo e a Superintendência de Gestão de Pessoas estará ministrando uma palestra para as servidoras da empresa Labruinier.

 

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro