Juazeiro/BA, 25 de setembro de 2020


Covid-19

Ação abre Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Múltipla

ASCOM em 23/ago/2017

Por Fabiana Diniz/SEDES

O Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMPD) com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) realizou ontem (22) na Câmara Municipal de Vereadores a ação “E se fosse você?” com o objetivo de sensibilizar a comunidade e vereadores para as necessidades das pessoas com deficiência. A ação fez parte da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Múltipla.

Durante o evento a presidente do CMPD, Emanuela Mariano, elencou os projetos desenvolvidos pela entidade com o apoio do município, entre eles o ‘Supera PCD’ e o ‘Mobilize-se’. “Já conseguimos desenvolver importantes ações através do Conselho e temos recebido o apoio da gestão municipal para isso, mas ainda há muito que ser feito. Estamos aqui para mostrar as nossas necessidades e fomentar ainda mais esta discussão”, afirmou.

A presidente da Associação Juazeirense de Deficientes Físicos, Visuais, Auditivos e Outros (AJDF), Erika Alves, solicitou dos vereadores presentes, a criação de uma Comissão de Acessibilidade. “A limitação não está em nós. Ela nos foi imposta. Podemos ter uma vida ativa como qualquer pessoa, mas precisamos ter acessibilidade e nossos direitos respeitados. Esta Casa que é do povo precisa também ser a casa das pessoas com deficiência e a criação da Comissão vai contribuir para isso”, ressaltou a Erika Alves.

“Juazeiro está hoje muito à frente de outros municípios baianos e isso se dá, principalmente, pela presença de um Conselho atuante. Em dez anos conseguimos dar um salto muito grande. Hoje temos profissionais capacitados e salas de recursos preparadas para atender a esses alunos”, comentou Luzinete Helena, coordenadora de Educação Inclusiva da Seduc, sobre a evolução do município na questão do atendimento às pessoas com deficiência.

De acordo com o último censo realizado no país, 24% da população possui algum tipo de deficiência. Para Josewilson Souza, membro Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência (COEDE) essa parcela da população precisa de mais atenção. “Já conquistamos muitas coisas, mas ainda temos inúmeras barreiras arquitetônicas e atitudinais a serem vencidas. O que queremos é apenas igualdade de direitos. Queremos também que as propostas para nós sejam construídas com a nossa participação”, ressaltou.

Durante o evento, os vereadores foram convidados a usarem cadeiras de rodas, andadores e vendas para sentirem as dificuldades enfrentadas diariamente pelas pessoas com deficiência. “Vamos assumir o compromisso de apresentar mais propostas que possam tornar os espaços públicos mais acessíveis às pessoas com deficiência. E inicio com a apresentação do projeto que solicita a colocação de sinais sonoros no município”, afirmou o vereador Joseilson Marcelino.

A ação foi encerrada com apresentação artística dos alunos do projeto “Supera PCD”.

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro