Juazeiro/BA, 19 de setembro de 2020


Covid-19

Academia da Saúde de Juazeiro realiza ações dentro da programação do Outubro Rosa

ASCOM em 24/out/2019

Cássio Viana/ estagiário SESAU

A aula na Academia da Saúde nesta quinta-feira (24) foi especial. As usuárias curtiram uma manhã relaxante e descontraída na Ilha do Fogo, trabalhando a coordenação motora e a prática esportiva através do futebol de areia e de alongamentos na água com elásticos. As atividades fazem parte da programação da Secretaria da Saúde, através da superintendência de Atenção Básica para a campanha Outubro Rosa no município.

Na quarta-feira (23) houve ginástica aeróbica mesclada com ritmos e alongamento estático nos períodos noturno e vespertino, além de aula funcional com alongamentos no turno da manhã. A campanha prossegue na Academia da Saúde com atividades que contemplam principalmente mulheres, com a finalidade de alertá-las sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero, além de estimular a autoestima das usuárias.

De acordo com o superintendente da Atenção Básica de Juazeiro, Gilberto Libório, essas ações evidenciam a importância da prevenção do câncer de mama e do colo uterino. “Estamos comemorando o Outubro Rosa em todos os postos de saúde e também na Academia com atividades como aferição de pressão, glicemia, atividades físicas e caminhadas. Hoje fizemos uma atividade diferenciada na Ilha do Fogo, aproveitando o bem-estar proporcionado pelo meio ambiente”, avalia.

A educadora física Aline Lopes, avalia que as ações programadas pela academia para a campanha do Outubro Rosa estão sendo um sucesso. “A importância dessas atividades vai além da perda de peso, pois auxilia na prevenção de doenças como o câncer de mama e de colo do útero e é essencial para a qualidade de vida das usuárias. Além disso, também envolve a parte social, amenizando doenças como a depressão e a ansiedade”, revela.

Quem aprovou a iniciativa foi a doméstica Joseneide Pereira da Silva. “É bom fazer atividades fora da academia, pois fazem muito bem para nosso corpo e aliviam o estresse do dia a dia”, comemora. Para a aposentada Helena Moreira de Jesus, “os serviços da academia possibilitam vigor, bem-estar e melhoram nossa auto-estima. A manhã foi proveitosa para a nossa saúde mental e física”, reconhece. Já para a usuária da academia Cláudia Figueira Nascimento Sá, o mais especial da atividade na ilha foi o contato com a natureza. “É muito gratificante ter contato com a água, o rio, a areia e a natureza de modo geral”, finalizou.

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro