Juazeiro/BA, 18 de setembro de 2020


Covid-19

7ª Festa do Vaqueiro celebrada com missa, cavalgada e show em Juazeiro

ASCOM em 04/set/2018

Por Ramáiana Leal/SECULTE

No último sábado (01), a Prefeitura Municipal de Juazeiro, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes, em parceria com a Federação de Vaquejada da Bahia, celebrou missa e festa para os Vaqueiros. A missa foi celebrada pela manhã no Ginásio de Esportes Aloísio Viana seguida da cavalgada com mais de 300 vaqueiros. À noite teve show na Avenida Flaviano Guimarães com Matheus do Acordeon, Wanderley do Nordeste, Sérgio do Forró e André Mendes. O Prefeito Paulo Bomfim e secretários participaram dos eventos.

Para o prefeito Paulo Bomfim um evento como esse fortalece a cultura e incentiva sua continuidade.  “Quando realizamos essa festa, investimos em nossa própria história, cuidamos para que ela não se apague, valorizamos nossa cultura. Nós agradecemos por toda a vaqueirama que esteve presente”, conclui.

Para o vaqueiro Nilson Martins, mais conhecido como Nilson Favela, aquele era um momento para celebrar. “Eu me sinto muito feliz em poder participar desse momento e em saber que o município tem interesse de cuidar da cultura de seu povo. Isso faz com que os mais novos possam conhecer sua origem. Nossa preocupação é que não deixem acabar”, disse Nilson Favela.

O padre Josemar Mota, vigário geral da Diocese de Juazeiro, lembra a história contada ao longo dos anos. “Há exatos 312 anos a imagem da nossa padroeira, Nossa Senhora das Grotas, foi encontrada por um índio e um vaqueiro aqui nas grotas do São Francisco. Hoje resgatamos essa tradição e a memória dos vaqueiros, celebrando a vida do sertanejo e sua luta. Essa missa se reveste de um caráter muito especial”, afirma.

O Presidente da Federação de Vaquejada da Bahia, Adilson Sousa, disse que estava grato por todo o evento. “Finalizamos a festa com esse show maravilhoso aqui na Flaviano Guimarães e queremos agradecer à Prefeitura de Juazeiro em nome do prefeito Paulo Bomfim, do Secretário de Cultura Sérgio Fernandes e o apoio do Assessor Samuel Morais. Somos gratos ao município por confiar na Federação e por dar continuidade a esse projeto que valoriza a cultura de Juazeiro. Estamos juntos lutando pelo vaqueiro, cuidando de sua história”, agradeceu.

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro