Juazeiro/BA, 28 de setembro de 2020


Covid-19

5ª Conferência Territorial do Idoso reúne representantes de diversos municípios em Juazeiro

ASCOM em 13/maio/2019

Ascom/Sedes

Com o tema ‘Os desafios de envelhecer no século XXI e o papel das políticas públicas’, a 5ª Conferência Territorial dos Direitos da Pessoa Idosa recebeu, na última sexta-feira (10/05), representações da Sociedade Civil Organizada e do Poder Público dos municípios de Juazeiro, Curaçá, Uauá, Sento Sé, Casa Nova, Canudos e Sobradinho. O evento aconteceu no campus do Instituto Federal da Bahia (IFBA) em Juazeiro, e foi realizado com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES).

O encontro foi iniciado com a palestra magna ministrada pela médica geriatra Isabel Ani Fonseca, que abordou a temática da conferência. “Nosso objetivo foi discutir os desafios que enfrentamos para garantir os direitos e políticas públicas que possibilitem um envelhecimento com mais qualidade de vida para a população idosa, e para isso precisamos trabalhar diversos aspectos, como por exemplo, saúde e educação”.

A secretária de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) Cida Gama, frisou que o objetivo do evento, além de unir representações dos diversos municípios do sertão, foi avaliar as ações voltadas para a pessoa idosa e propor novas medidas que garantam os direitos fundamentais desse público. “Vamos sair daqui com idéias e diretrizes para que possamos melhorar a vida do idoso. Junto com o nosso prefeito Paulo Bomfim, já temos avançado muito, mas ainda precisamos fazer mais, e a conferência nos ajuda a perceber quais ações devem ter prioridade”, disse a gestora.

Após a abertura do evento, os participantes foram divididos em grupos de trabalho, respeitando os 4 eixos definidos pela conferência, nos quais foram abordados assuntos como os direitos fundamentais na construção das políticas públicas, enfrentamento da violência, conselhos de direito, etc. “Esse foi o grande momento para ouvir os anseios da população, elaborar as propostas e escolher os delegados que o território do Sertão do São Francisco levará para a Conferência Estadual, que acontece em julho”, explicou a coordenadora estadual de políticas públicas para o idoso, Lúcia Mascarenhas.

Moradora do bairro Piranga, a senhora Nair Coelho Moreira, 82 anos, elogiou a conferência e falou sobre a importância das discussões. “Muitos idosos ignoram seus direitos, mas quando a gente participa de uma conferência como essa, aprende e pode cobrar do poder público. Agora é dar continuidade às discussões e esperar que a nossa vida melhore cada vez mais”.

A Conferência ainda contou com apresentações culturais do sanfoneiro Ranulfo Mendes, de Uauá, e de grupos de idosos do bairro Piranga, em Juazeiro, de Sobradinho.

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro