Juazeiro/BA, 21 de setembro de 2020


Covid-19

Abertura oficial do 29º Seminário Nacional de Cebola e 20º Seminário de Cebola do Mercosul aconteceu nesta quarta-feira, 26

ASCOM em 26/abr/2017

Lene Radina/ASCOM PMJ

Produtores de cebola de todo o Brasil e de países como Argentina, Chile e Uruguai participaram na manhã desta quarta-feira, 26, na Universidade Federal do Vale do São Francisco/Univasf, em Juazeiro, da abertura oficial do 29º Seminário Nacional de Cebola e 20º Seminário de Cebola do Mercosul, evento que acontece até a próxima sexta-feira, 28, com o objetivo de fortalecer e ampliar o agronegócio de todo o país.

O assessor de Planejamento e Parcerias Estratégicas da Prefeitura de Juazeiro, Isaac Carvalho, representou o prefeito Paulo Bomfim e deu as boas vindas aos participantes, ressaltando que o agronegócio é o grande vetor do desenvolvimento da região. “Também sou produtor e sei da importância da agricultura para a economia do nosso município, estado e país. É um setor que tem crescido muito, mais precisamos discutir soluções que possibilitem aos produtores de todos os municípios e regiões terem as condições necessárias para ficarem mais fortes e poderem concorrer com outros países na comercialização do produto”, afirmou Isaac.

A secretária de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária, Maraiza Carvalho, falou sobre a satisfação da Prefeitura de Juazeiro por ser parceira e receber tão importante evento. “Como parceiros do Seminário nos sentimos orgulhosos por nossa cidade ter sido escolhida para abordar esse tema que tem um grande potencial na agricultura no Vale do São Francisco. A cebola é, sem dúvida alguma, um destaque para o agronegócio e o setor tem avançado surpreendentemente dentro e fora do país”, destacou a secretária municipal.

Especialistas do setor, produtores, expositores e representantes de entidades públicas e privadas, além de lideranças classistas, de cooperativas e associações estão participando do evento. Durante a cerimônia de abertura, o presidente do seminário, Pedro Cavalcante, falou da importância do momento e destacou que a cultura da cebola tem contribuído muito para a economia do país.

Já o representante do Mercosul, Sérgio Damiane, informou que um dos principais produtos agrícolas cultivados na República da Argentina é a cebola fresca, “e por esse motivo pretendo aproveitar a oportunidade para realizar troca de experiências e de novas tecnologias com os produtores da região”.

De acordo com o presidente da Associação Nacional de Cebola, Antônio Carlos Pagano, a organização reuniu dois grandes eventos em um só para potencializar ainda mais o setor na região. “Acredito que todos os agricultores que hoje estão aqui buscam melhorias de trabalho. O seminário tem possibilitado que a cultura da cebola alcance uma dimensão ainda maior e nesses três dias de evento serão discutidas novas formas de produção, análises de mercado e alternativas de redirecionamento de produção da cebola”, informou.

Além da cultura da cebola, o seminário também abrirá espaço para questões como o assoreamento do rio, a revitalização e preservação ambiental através da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba/ Codevasf, que traz para os visitantes a discussão ‘Bacia do São Francisco – Recomposição e Defesa’. Vale destacar que o evento é uma realização da Associação dos Produtores de Cebola do Médio São Francisco/Aprocesf, Associação Nacional dos Produtores de Cebola/Anace e Embrapa.

Confira a programação:

26/04 (Quarta-feira)

14h – Palestra sobre “Melhoramento genético da Cebola na Embrapa”.

15h – Palestras sobre “Nutrição eficiente para altas produtividades”,

16h20 – Palestra sobre “Cultivo de cebola por semeadura direta”,

17h – Palestra sobre “Produção sustentável de cebola”,

17h40 – Assembleia com o presidente da Associação Nacional dos Produtores de Cebola (ANACE), Antônio Carlos Pagano.

27/04 (Quinta-feira)

8h20 – Discussão sobre o “Armazenamento de Cebola Longa Vida”.

9h – Palestra sobre “Desafios da produção de sementes de cebola no semiárido”

10h – Debate sobre a “Bacia do São Francisco – recomposição e defesa”.

11h – Palestra sobre “Melhoramento genético da cebola para clima tropical trás benefícios para produtores”.

14h – Debates sobre “Irrigação por gotejamento – tecnologia para alto rendimento da cebola”.

15h – Palestra sobre “Manejo produtivo da cultura da cebola”.

16h20 – Apresentação de “Painel dos Estados e do Mercosul – apresentação dos dados de produção de cebola e consolidação do quadro de oferta”.

28/04 (Sexta-feira)

8h – Visita de campo à área do Projeto Salitres em Juazeiro/BA

12h – Encerramento

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro