Juazeiro/BA, 23 de setembro de 2020


Covid-19

Prefeitura promove minicurso sobre beneficiamento da Palma em Juremal

ASCOM em 13/maio/2019

Lene Radina/ ASCOM ADEAP

Dentro do programa Fortalecendo o Semiárido da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (ADEAP), a tecnóloga em alimentos Ataíldes Pinheiro, realizou no último sábado, em comemoração ao Dia das Mães, o minicurso gastronômico com ‘Plantas Alimentícias Não Convencionais’ (PANCS) com foco na palma. A ação que foi realizada na escola municipal Raimundo da Cunha Leite, no distrito de Juremal, reuniu 36 mães da localidade.

“Mais uma vez trouxemos essa inovação para as comunidades da zona rural, onde inserimos alimentos produzidos de plantas não convencionais na alimentação humana, ricos em nutrientes. Essa é uma alternativa de agregar valor à alimentação e de proporcionar reflexão de enxergar oportunidades nos pequenos detalhes que as cercam, a exemplo dos grandes quintais produtivos da palma existentes na região”, explicou Ataildes.

A palma é cultivada no México como uma iguaria, utilizada em vários pratos da culinária regional. Para a dona de casa Maria Barbosa, o minicurso foi um lindo presente que recebeu em homenagem ao dia das mães. “Hoje aprendi como manipular a palma e inserir nas minhas refeições. Estou encantada com tudo que foi visto aqui. Parabéns a escola e a ADEAP pela oportunidade”, frisou.

Já a senhora Francisca Pereira da Silva, falou que foi uma experiência gratificante. “Estamos aprendendo coisas novas e me sinto feliz em poder inserir algo barato, que temos no quintal de casa, na nossa alimentação, sem contar que são pratos deliciosos”, declarou.

O projeto ‘Fortalecendo o Semiárido’ está em sua segunda etapa e tem como proposta realizar o beneficiamento de frutos e hortaliças através das capacitações que abrange a realização de boas práticas, instalações, qualidade da matéria prima, embalagens e o beneficiamento do produto. Segundo o titular da ADEAP, Tiano Felix, a prefeitura tem buscado oportunizar condições de crescimento e aperfeiçoamentos dos empreendedores do município.

“Hoje o curso é uma homenagem às mães, mas sempre estamos trabalhando em prol de melhorias para a população de Juazeiro. Uma das finalidades do projeto é reduzir as desigualdades regionais, através de capacitações profissionais que possam incorporar incentivos para proporcionar o desenvolvimento econômico da produção da agricultura família”, enfatizou o secretário.

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro