Juazeiro/BA, 01 de outubro de 2020


Covid-19

12ª Expovale é finalizada com sucesso e movimenta cadeia de caprinos e ovinos em Juazeiro

ASCOM em 14/maio/2018

Lene Radina/ ASCOM PMJ

A 12ª Exposição de Caprinos e Ovinos do Vale do São Francisco (Expovale) foi encerrada neste domingo (13). O evento realizado pela Prefeitura Municipal através da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (ADEAP) e da ACCOSSF, reuniu dezenas de expositores e animais das mais variadas raças. A feira tem evidenciado anualmente a caprinovinocultura do Vale do São Francisco – um dos setores que cresce significativamente em Juazeiro e tem contribuído com o crescimento econômico da região.

Para o prefeito Paulo Bomfim o evento proporcionou uma maior pujança do setor no Vale do São Francisco. “A atividade tem uma grande importância, pois gera empregos, movimentando a economia positivamente. A nossa região possui um dos maiores rebanhos de caprinos e ovinos do Brasil e esse potencial vem sendo reconhecido cada vez mais. A Expovale cresce a cada ano e é um orgulho para nossa região”, ressaltou o prefeito.

Exposição de animais, estandes institucionais, leilão e premiações fizeram da 12ª Expovale um marco para a caprinovinocultura da região. O evento também contou com uma grande novidade: a Copa Boer – campeonato realizado pela primeira vez, voltado para criadores de caprinos da raça.

“Apesar do momento de crise que o país vive, a caprinovinocultura faz o diferencial, pois apresenta todo esse material genético apresentado aqui. Essa edição veio para consolidar a história do setor em Juazeiro, um dos municípios que mais tem incentivado a atividade no país” destacou o presidente da ACCOSSF, Zilton Alves.

A Expovale contou com a presença de produtores dos estados de Pernambuco, Piauí e Bahia. “A exposição tem uma grande importância no município, pois fortalece o setor e tem possibilitado a melhoria genética do rebanho. Recebemos produtores do Nordeste que são responsáveis pela realização desse grande evento juntamente com as instituições parceiras. Além do volume de negócios, a Expovale tem possibilitado a geração de emprego e renda para o Vale do São Francisco”, enfatizou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária, Tiano Felix.

Para Gean Góis, produtor premiado de caprinos da raça Boer, essa é uma exposição diferenciada. “Aqui a gente faz contatos, compra e vende animais. É uma experiência fantástica e como produtor não poderia faltar a esse grande evento. Por dois anos consecutivos fui premiado como o melhor criador e expositor da raça Boer do país, a atividade é muito gratificante”, afirmou.

A atividade caprina e ovina movimenta no Vale do São Francisco, mais de R$ 228 milhões durante o ano, gerando emprego e renda para inúmeras famílias e impulsionando a economia local. Dentre os Estados do Nordeste, a Bahia é o que possui o maior rebanho de caprinos, cerca de 4,1 milhões de cabeças, correspondentes a 42,2% do total nordestino e 39% do efetivo nacional.

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro