Juazeiro/BA, 27 de setembro de 2020


Covid-19

12ª Conferência Municipal da Assistência Social é realizada em Juazeiro

ASCOM em 05/set/2019

Fabiana Diniz/Sedes

Mais de 200 pessoas, entre usuários da assistência, profissionais e poder público, compareceram a 12ª Conferência da Assistência Social realizada nesta quinta-feira, 05, no IFBA. O evento teve como tema “Assistência Social: Direito do Povo com Financiamento Público e Participação Social” e foi realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade/SEDES e pelo Conselho Municipal de Assistência Social/CMAS.

A Conferência foi aberta com apresentações de crianças do projeto “Identidade Musical” realizado pela SEDES nos CRAS do município. A estudante Jayslla Ferreira foi uma das crianças e se emocionou por poder participar. “Para mim, que frequento os serviços do CRAS, foi muito gratificante poder estar aqui hoje. Certamente será um dia inesquecível”, afirmou. Ainda durante a abertura do evento foi exibido um vídeo produzido pela Assessoria de Comunicação da Prefeitura mostrando os serviços disponíveis na Assistência Social do município com depoimento de usuários e profissionais.

O prefeito Paulo Bomfim foi representado na cerimônia de abertura pelo chefe de Gabinete Arlindo Aragão, que falou sobre os vários projetos desenvolvidos pela gestão municipal através da assistência social. “São vários projetos e programas como o Qualifica Mais, o Transformar, o Bolsa Família Educa, entre tantos outros que demonstram a preocupação da gestão com a assistência. Então, nosso desejo é que a Conferência fortaleça ainda mais essa área tão importante para todos nós, especialmente para o público usuário”, destacou.

As discussões realizadas vão ser transformadas em propostas dentro da realidade do município e levadas à Conferência Estadual, podendo inclusive, fazer parte do Plano Nacional. “Apesar de não ter sido convocada pela Nacional, essa Conferência acontece em Juazeiro e em diversos municípios porque entendemos que este é o momento de discutir e trazer as pessoas para perto. É importante dizer o que precisamos melhorar para continuarmos avançando e também fazer novas propostas”, disse a secretária Cida Gama.

Falando ainda sobre a situação da assistência no país, a secretária completou. “Não podemos, nesse momento de perda de direitos, cruzar os braços e sim   lutar já que apesar do momento frágil, nacionalmente falando, Juazeiro tem avançado consideravelmente. Nossos índices são outros e a gente tem buscado ampliar ainda mais e a conferência é essencial nesse processo”, completou.

Os participantes da Conferência foram divididos em 3 eixos de estudos: Democracia e participação social; Gestão e financiamento público; Direitos Socioassistenciais e o Dever do Estado. A vice-presidente do CMAS, Fátima Carvalho, falou sobre a importância da realização desse fórum de discussão e construção. “É essencial, ainda mais na atual conjuntura nacional, buscar fortalecer as políticas públicas de Assistência Social para garantir às classes mais vulneráveis que sejam de fato respeitadas as suas necessidades. Precisamos participar e fortalecer para não permitir que percamos os direitos até aqui conquistados à base de muita luta e perseverança”, concluiu.

Os usuários da assistência compareceram em grande número, entre eles estava dona Edna Rosa, representante dos povos de terreiro do bairro Quidé. “Nossa participação é importante porque não temos como construir a assistência de forma isolada, além de ser uma oportunidade de fortalecer e dar visibilidade à luta dos povos de terreiro que aqui represento. Dessa forma, a garantia de direitos fica ainda mais consolidada”, afirmou.

Da conferência saíram os delegados que representarão o município na conferência estadual que acontecerá em Salvador em dafa a ser definida.

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro